VENTO, SOMBRA E SOL: COMO CUIDAR DE SEU JARDIM COM ESSES FATORES
Ao montar um jardim, alguns elementos precisam ser levados em conta. No planejamento para organizar cada detalhe, averiguar o perfil de seu terreno é fundamental. Muito vento, sombras demais ou exposição excessiva ao sol podem trazer problemas para sua meta estabelecida de espaço. Como a R2 é especializada em jardins, pensamos em algumas orientações para te ajudar a moldar sua área externa:
Ventos

Plantas e flores mais resistentes são a melhor pedida. As folhas, por exemplo, que são mais largas e maiores podem se danificar mais facilmente, pois são mais próximas de se romper. Além disso, com vento constante, o desenvolvimento da planta pode ser afetado. Então, procurar espécies com mais resistência e robustas é um caminho melhor para ter um jardim durável, como bálsamo, vinca, azaleia, íris, jasmim-manga, entre outros.
Sombra

O sol é um agente fundamental para o crescimento de plantas, mas há casos onde o terreno pode ter partes de sua área coberta ou com muitas árvores ao redor. Logo, invista em vegetação que consiga progredir com a absorção sutil de luz. Exemplos são: espada e lança-de-são-jorge, bromélias, bambu-mossô, zamioculca, singônio, entre outros.
Sol

Há plantas que apreciam exposição contínua ao sol, aguentando horas e horas e incidência de raios. Se seu espaço é basicamente todo aberto e sem árvores para projetarem sombras, é possível selecionar algumas espécies que vivem bem nesse aspecto de jardim e criar um design visado nisso. Exemplos: suculentas, cactos, petúnia, capim-do-texas, hortência, hibisco, gardênia, entre outros.